Você conhece bem carros dos anos 60?

Torrance Grey

Image: YouTube

About This Quiz

Você tem conhecimento sobre carros? Mais especificamente, sobre carros dos anos 60? Este quiz te desafiará até o limite, fazendo com que você viaje neste doido quiz sobre carros. Pronto?

Não é segredo que cada década, era ou geração será definida pelos seus produtos culturais. De roupas a música e filmes até a linguagem, cada era ou década tem momentos que as definem, invenções inesquecíveis, inovações impressionantes e até esquecíveis flops.

O mesmo pode ser dito e observado em carros. Desde sua produção em massa, com início em 1900, década após década, nós vimos mudanças iminentes e revisitações de modelos antigos. Da barulhenta década de 20 até a Depressão de 30, depois os anos 40 transtornados pela guerra e o renascimento/reuso de normas culturais durante os anos 50, você poderia dizer que carros seguiram tais mudanças. Não é de admirar o tipo de carros que podia se ver nas ruas durante os anos 60. 

Você tem idade para lembrar que tipos de carros eram considerados os "reis das ruas" durante esses tempos? Ou você é um amante de carros antigos que acha a sexy década de 60 intrigante e curiosa? Não importa a sua geração, ainda seria divertido testar seus conhecimentos sobre carros dos anos 60. Gostaria de tentar? Ligue seus motors e vamos rodar!

Que divisão da Ford Motors, nomeada em honra do filho de Henry Ford, foi à falência em 1960?

Edsel Ford foi presidente da Ford Motor Company até sua morte por câncer com 50 anos de idade. No entanto, os compradores não estavam impressionados com a linha nomeada em sua honra e foi descontinuada em 1960. (O maior sucesso da Ford nos anos 60, o Mustang, só aconteceu anos mais tarde.)

A Ford mudou o mundo automotivo com o Mustang. Em que ano foi lançado?

A Ford introduziu o primeiro "pony car" em 1964. Lee Iacocca recorda que soube que o Mustang foi um sucesso quando viu uma placa na janela de um restaurante dizendo: "Our hotcakes are selling like Mustangs" ("Nossos biscoitos estão a sair como se fossem Mustangs").

Qual carro tinha o nome "Panther" em seus dias de protótipo?

Já havia relatos de que o Chevy lançaria uma "Panther" para competir com o Mustang. No entanto, a Chevy escolheu "Camaro" em seu lugar.

O que é um "camaro" na vida real?

A palavra vem mais perto das palavras em espanhol para "camarão" ou "garçom", nenhum deles sendo muito atraente. Não era tradicional na época que as empresas automobilísticas apenas inventassem nomes, mas parece que a Chevrolet queria um nome iniciado por "C" para ir junto com o Corvette, e inventou o "Camaro".

Em que ano a Chevrolet lançou o Camaro?

O Mustang da Ford teve um maior sucesso do que o Camaro, lançado em abril de 1964. Mesmo assim, o Camaro vendeu bem; a quinta geração do Camaro ainda está no mercado atual.

Quem produziu o carro concorrente ao Mustang e ao Camaro, com o nome de Barracuda?

Tecnicamente, o carro da Plymouth foi lançado um pouco antes do Mustang. Mesmo assim, o Barracuda é considerado o concorrente ao carro chefe de vendas da Ford.

Qual carro europeu é considerado o pioneiro da tendência de super-carros?

O Miura foi um projeto apaixonante para os designers da Lamborghini. Construído para alcançar altas velocidades, o Miura é considerado o mais largo, o mais confortável carro que a Lamborghini já produziu.

Qual a diferença entre um carro pony e um muscle?

Carros pony, como o Mustang, o Camaro e o Barracuda são menores que carros muscles que são carros grandes. Porém, esse fato não impediu as pessoas de usarem ambos os termos para qualquer carro.

Qual carro dos anos 1960 será eternamente associado a James Bond?

James Bond já dirigiu muitos carros, porém, quando ele botou as mãos no britânico Aston Martin DB5 em "Goldfinger", o agente e o carro causaram uma impressão inegável no público. Se você perguntar a qualquer pessoa que tipo de carro Bond prefere, provavelmente, a maioria dirá Aston Martin.

Qual dos carros abaixo foi o primeiro com tração dianteira nos Estados Unidos desde os anos de 1930?

O Toronado (cujo nome é, provavelmente, inspirado pelo sucesso do "Eldorado") foi promovido por propagandas que mostravam o piloto de corrida Bobby Unser que comentava sobre a boa direção do carro.

Que medida de proteção tornou-se obrigatória em 1964?

Surpreendentemente, cintos de colo não eram obrigatórios até 1960 (e cintos de ombro ainda mais tarde). Com o aumento de acidentes de trânsito - cerca de 50.000 por ano - os cintos se tornaram características obrigatórias em carros.

O Corvair foi o primeiro carro nos Estados Unidos a possuir que tipo de característica?

Tal característica foi mais comum em carros europeus. Ter o motor perto das rodas ativas em carros de tração traseira aumentava a sustentação negativa e tração.

Qual empresa de carros lançou seu clássico "911" em 1964?

Você ainda enxerga vários Porsches 911 dos anos de 1960 nas estradas. Eles tendem a ser muito bem cuidados pelos donos.

Nos anos 60, Ralph Nader mudou a indústria automobilística com seu livro que versava tudo sobre segurança. Como era o nome do livro?

"Inseguro a qualquer velocidade"("Unsafe at Any Speed") chamou a atenção para muitos problemas relacionados à segurança que fábricas de carro sabiam, porém, recusavam-se a mudar. Um best-seller de seu tempo, o livro ficou junto a "Silent Spring" e "The American Way of Death", como um clássico não ficcional.

Qual dos carros abaixo tem o nome de um navio naval?

Um corvette é um pequeno e leve navio de guerra. O Corvette era um modelo da Chevrolet.

Qual fabricante de carros, se traduzido, significa "carro do povo"?

A Volkswagen produziu o Beetle e o Bus, dois carros muito populares dos anos 1960. A empresa tem suas origens atreladas ao Terceiro Reich - Adolf Hitler queria um carro acessível para a família alemã de classe média.

"Fastbacks" era um tipo de carro muito populare nos anos 60? "Fastback" se refere a o quê?

"Fastback" significa que o teto do carro inclina para baixo, reduzindo o arrasto. Mustang Fastbacks dos anos 60 ainda estão em alta hoje em dia.

Os anos 60 viram uma enorme populares dos freios a disco. Que tipo de freios eles substituíram?

Freios a tambor eram comuns em carros antigos. Mas o time de corrida da Jaguar usou freios a disco com sucesso nos anos 50 e logo tais freios entraram no mercado de carros.

O piloto de corrida que virou designer, Carrol Shelby, é associado a qual carro?

Carroll Shelby desenhou o GT350 e o GT500 baseado no Mustang da Ford. Ele morreu em 2012, depois de uma histórica carreira em corridas e em design.

Qual carro Dustin Hoffman dirigiu em "A Primeira Noite de um Homem"?

Resistindo a tendência de pony cars domésticos, o diretor Mike Nichols deu a Benjamin um pequeno carro europeu. O Spider provou ser um modelo muito popular para uma empresa italiana de carros, Alfa Romeo - cuja popularidade pode (ou não) ter sido auxiliada pelo filme "A Primeira Noite de um Homem".

Se você dirige um Eldorado conversível e vintage, que carro você tem?

Eldorados (sim, escrita em apenas uma palavra) eram carros de luxo que ficaram famosos nos dias que precederam o aumento da gasolina. Um Eldorado conversível dos anos 60 ainda significa sobressair-se substancialmente entre outros carros nos dias de hoje.

Que tipo de carro foi o Skylark?

A Buick foi uma linha de carros top de linha da General Motors, cuja linha de carros mais do dia-a-dia era o Chevrolet. O Buick Skylark de 1961 foi uma releitura do antigo Roadmaster Skylark vendido nos anos 50.

Um "Volkswagen Type 2" é melhor conhecido como...

O mini-ônibus/van/ônibus era imensamente popular nos anos 60. Isto apesar de uma configuração de motor traseiro que botava as pernas do motorista em risco no caso de uma colisão.

Qual empresa de carros criou o Galaxie?

"Galaxie" era a forma correta de escrever, apesar de que em astronomia, "galaxy" é a correta. O Ford Galaxie incluía os modelos "Sunliner" e o "Starliner" em uma tentativa de capitalizar no interesse da população americana em termos de exploração espacial.

"Ragtop" se refere a que carro?

Um ragtop, popular nos anos 60, é um conversível com teto flexível ou em lona. Pesquise também por "hardtop", um carro com um teto rígido, porém, capaz de ser removido.

Que clássica empresa americana de carros faliu em 1967?

Nenhum filme sobre gangues ou sobre a Segunda Guerra Mundial, com cenário americano, estaria completo sem o clássico (porém, pesado) Studbaker. Tal família alemã tinha raízes tão fortes no mercado que eles também produziam carruagens e outros veículos puxados a cavalo antes de entrar no mercado de carros.

Que carro dos anos 60 tem o nome de um animal africano?

O impala é um animal das savanas, parecido com um antílope. O Chevy Impala foi lançado em 1958 e foi vendido durante os anos 60; você pode comprar a sua décima geração hoje em dia.

"Volkswagen Type 3" é melhor conhecido como qual carro?

Sim, o Type 3 era melhor conhecido como o "Beetle" ou apenas "Bug". Sempre popular, esses carros foram reintroduzidos no mercado no final dos anos 90, com o mesmo estilo desde de sua primeira produção.

Que tipo de carro Steve McQueen dirigia em "Bullitt"?

Frank Bullitt dirigia um Mustang Fastback verde nas ruas de São Francisco no filme de 1968. Os homens que o perseguiam dirigiam um Dodge Charger.

Que tipo de carro McQueen e seus perseguidores passam por pelo menos três vezes em "Bullitt"?

Se você viu o filme "Bullitt" e não percebeu o número de vezes que McQueen passa por um Beetle verde, você tem de assistir novamente. A repetição é resultado de edição para estender o tempo da famosa cena de perseguição de carro.

Que empresa de carros lançou o Cougar no final dos anos 60?

O Cougar foi outro exemplo de um pony car muito popular. Em 1969, o carro custaria um pouco menos que US$4.000.

Que carro clássico dos anos 60 caiu em um precipício em "Thelma e Louise"?

A terceira estrela do filme "Thelma e Louise" tem de ser o Thunderbird conversível, de cor verde azulado. O carro, mais tarde, foi vendido em um leilão por US$71.000.

Que carro, antes sem graça, teve seu renascimento entre surfistas nos anos 60?

Peruas de exterior de madeira eram baratas e tinham bastante espaço para guardar pranchas de surf. O que de início era uma questão de conveniência, acabou se tornando um detalhe na cultura fashion dos anos 60 - o surfista e sua "woodie" vintage.

Que empresa produziu o Mistral?

O Mistral era parte da tradição italiana do "gran turismo". Como outros Maseratis que viriam a seguir, o Mistral tem seu nome baseado em um tipo de vento (um vento frio do norte).

Que carro chamou a atenção de todos no show "Um Trabalho Italiano" de 1969?

No clássico filme, Michael Caine é um ladrão que planeja roubar ouro. As barras de ouro são carregadas por diversas Minis, que são ágeis o suficiente para correr pelas calçadas, arcadas e esgotos de Turin. Então, uma vez que o ouro era descarregado, os carros eram empurrados de um precipício. Quanta gratidão!

About Zoo

Our goal at Zoo.com is to keep you entertained in this crazy life we all live.

We want you to look inward and explore new and interesting things about yourself. We want you to look outward and marvel at the world around you. We want you to laugh at past memories that helped shape the person you’ve become. We want to dream with you about all your future holds. Our hope is our quizzes and articles inspire you to do just that.

Life is a zoo! Embrace it on Zoo.com.

Explore More Quizzes