Você Conhece os Sintomas e Soluções do Seu Carro?

Steven Symes

Imagem: Shutterstock

Sobre esse quiz

Vroom Vroom! O que seria a vida sem carros? Antes do final do século XIX, a maioria das pessoas se contentava com o transporte a cavalo ou talvez até mesmo com uma bicicleta. A introdução de carros mudaria o mundo inteiro, e muitas pessoas poderiam ser fanáticas por carros, mas é preciso muito para ser um gearhead! Você conhece os sintomas e soluções do seu carro?
O final de 1800 trouxe a invenção dos carros pelo alemão Karl Benz. Embora houvesse tentativas anteriores, a criação de Benz com um motor interno é o que diferencia sua invenção do resto. Desde então, a indústria automobilística iria crescer.
Quando se trata de veículos, muitas pessoas são capazes de reconhecer os carros e seus países. A Alemanha tem o Mercedes-Benz nomeado após Karl Benz, bem como o Audi, BMW e Volkswagen. Os amantes de carros podem reconhecer os veículos japoneses Toytota e Nissan. Os fanáticos de luxo podem ser obcecados por Maserati, Porsche ou Corvette. Enquanto todos estes carros são bonitos do lado de fora, é preciso um gearhead real para conhecer esses carros por dentro e por fora! Se algo estivesse errado com o seu carro, você poderia brincar de médico e consertá-lo?
Você poderia descobrir o que fazer se um farol estiver avariado? O que você poderia fazer para consertar marcas de um limpador de para-brisa ou um cheiro doce vindo pelas aberturas? Se você puder responder a essas perguntas, talvez seja um gearhead verdadeiro ! Há apenas uma maneira de descobrir!

Faça este quiz e vamos ver se você conhece os sintomas e soluções do seu carro!

Prenda os cintos de segurança!

Um farol para de iluminar.

Seus faróis funcionam como qualquer outra luz. Se a lâmpada queimar, eles simplesmente param de brilhar, tornando a solução relativamente fácil. Dependendo do seu carro, chegar à antiga lâmpada para removê-la e instalar uma nova pode ser um processo bastante simples ou um pouco complexo.

Nada acontece quando você gira a chave de ignição.

Embora isso nem sempre conserte o problema, nove entre dez vezes uma bateria descarregada é a razão de um carro não fazer nada, inclusive fazer um único ruído, quando você gira a chave. Ou apenas precisa ser carregado ou a bateria está morta.

As luzes do seu carro diminuem de intensidade de repente enquanto você está dirigindo.

Luzes com pouca intensidade, incluindo luzes que de repente diminuem enquanto você dirige, é um sinal clássico de um alternador que está falhando. Você pode notar problemas com outros recursos de acionamento por eletricidade, incluindo o sistema de som e as janelas, que são todos alimentados pelo alternador enquanto o carro está ligado.

O óleo esta com aspecto leitoso.

Se você vir marcas de algo branco, leitoso em seu óleo, isso é líquido de refrigeração que vazou para fora da câmara de refrigerante de água no motor. Quase certamente, isso é causado por uma junta da cabeça queimada, embora haja a possibilidade de outra rachadura em algum lugar permitir a mistura, dependendo do design do seu motor.

O eletrodo da sua vela está corroído ou irregular na superfície.

Como o seu motor superaquece, as velas de ignição também. Assim como qualquer outro tipo de metal, o eletrodo começará a derreter, mas como é feito de níquel, as temperaturas do motor têm exceder os 1.200 a 1.300 graus Celsius. Verifique o sistema de refrigeração quanto à causa do sobreaquecimento.

Há líquido vermelho debaixo do seu carro.

O fluido de transmissão é propositadamente tingido de vermelho para que você possa distingui-lo facilmente de outros fluidos do seu carro. Se você encontrar algo parecido com sangue, mas é oleoso, isso significa que em algum lugar do seu fluido de transmissão está vazando, e você precisa de ajuda para rastrear e reparar o vazamento.

Manchas verdes ou alaranjadas aparentemente foram espalhadas por todo o compartimento do motor.

Em alguns carros, o líquido refrigerante é roxo, então lembre-se disso, mas encontrar essas cores espalhadas pelo compartimento do motor vem de vazamento do líquido refrigerante, depois bate em algo quente e jorra por toda parte, como óleo batendo em uma panela quente. Rastrear a fonte do vazamento, que pode ser uma mangueira rachada, encaixe solto ou a bomba de água.

Seu motor mantém o superaquecimento, mas o nível do líquido de arrefecimento é bom e o ventilador funciona constantemente.

Embora o superaquecimento possa ser causado por vários problemas, quando você elimina a possibilidade de um vazamento de líquido de arrefecimento que reduz o nível de fluido muito baixo e um ventilador com defeito, o próximo cenário mais provável é que o termostato não esteja funcionando corretamente. Como o regulador do fluxo de refrigerante, quando esta peça deixa de funcionar adequadamente, o motor pode superaquecer facilmente.

Você liga o aquecedor e o deixa ligado por um tempo, mas o ar nunca fica muito quente, mesmo que a temperatura do motor esteja normal.

A maioria das pessoas não percebe que o aquecedor de seu carro funciona com o calor extraído pelo refrigerante. Se não houver líquido refrigerante suficiente, o núcleo do aquecedor não irá encher o suficiente ou de todo, que é onde um ventilador irá soprar o ar quente para o interior do carro. Reabastecer o refrigerante irá resolver este problema rapidamente.

Enquanto você dirige pela estrada, percebe que os pneus vibram constantemente e começam a balançar para cima e para baixo.

Normalmente, esse problema é causado por pneus que estão em desequilíbrio, algo que uma loja profissional deve consertar. Há uma pequena chance de seus pneus estarem desgastados ou terem pontos escamados, sendo necessário substituí-los para corrigir completamente a situação.

Você ouve um chiado e talvez até mesmo veja fumaça ou vapor vindo de baixo do capô.

Se você ouvir chiado e/ou vir fumaça/vapor saindo do capô do seu carro, é motivo para parar assim que for possível fazê-lo com segurança. Um enorme vazamento de óleo poderia levar a um motor fundido em um curto espaço de tempo, enquanto o excesso de líquido de arrefecimento perdido de repente superaqueceria o motor. Ambos podem ter consequências catastróficas, então vale a pena conferir a origem do chiado.

Seu motor estala e faz zunidos como se você estivesse fazendo pipoca dentro dos cilindros.

A combustão de gásolina dentro dos cilindros deve ser um evento altamente controlado, e a detonação ou batida do motor ocorre quando ocorre em momentos não controlados. Uma série de coisas pode causar isso, incluindo depósitos de carbono, más velas de ignição, gasolina com baixa octanagem, etc. Se você não fizer alguma coisa, esse problema pode causar algum dano grande no motor.

O som de algo como um martelo vem de dentro do seu motor enquanto ele funciona.

Quando os rolamentos da haste estiverem muito gastos para fazer o trabalho corretamente, você começará a ouvir esse som forte de batida. Não é um som bom, porque você precisa desmanchar o motor para reparar o dano e, muitas vezes, precisa substituir muito mais do que apenas os rolamentos da haste.

Você tenta ligar o motor várias vezes, mas tudo o que ouve é um clique, e o cheiro de gasolina é forte. Um pouco de fumaça preta saiu do escapamento enquanto você tentava ligar o motor.

Embora mais frequentemente um problema com carros mais antigos, se você continuar tentando acionar o motor sem interrupções, você pode afogá-lo. Nesse ponto, você precisa aguardar um pouco antes de tentar ligar o mecanismo novamente ou o problema continuará.

Fumaça branca sempre sai do tubo de escape do carro, não importa quanto tempo o motor esteja funcionando ou a temperatura do lado de fora.

Você definitivamente não deve ignorar fumaça branca que não desaparece quando o motor aquece, já que geralmente vem do aditivo de arrefecimento estar onde não deveria estar no motor. Qualquer um desses problemas pode ser a fonte desse sintoma.

Os gases de escape que saem do tubo de escape do seu carro ficaram levemente azuis.

Embora alguns vazamentos de óleo não causem esse sintoma, se o óleo estiver misturando com combustível ou queimando, isso pode resultar em fumaça azul. Como a maioria dos problemas, ignorar esse sintoma pode piorar as coisas, em vez de detectar o problema quando ele é pequeno e fácil de gerenciar.

Quando você remove as velas de ignição, elas estão pretas e molhadas.

Várias coisas podem ser a causa da incrustação de óleo, nomeadamente vazamento ou pistão desgastado, vedação da haste da válvula ou anéis. Se você colocar muito óleo no motor, o reservatório irá transbordar, e isso pode prejudicar as velas de ignição. A solução é bastante simples: instale novas velas de ignição.

Seu porta-malas tem cheiro de mofo ou bolor toda vez que você o abre.

A vedação ao redor da tampa do porta-malas deve selar toda a chuva e água de qualquer outra fonte, não importa o quão forte seja. Se a vedação estiver desgastada e rachando ou encolhendo, ela não funcionará corretamente. Os danos também criam espaços que a água pode infiltrar, de modo que a água entra no porta-malas e causa o mau cheiro. Substitua a vedação e o problema será corrigido.

Um som estridente vem das rodas cada vez que você pressiona o pedal do freio.

Quando as pastilhas se desgastam até o ponto em que devem ser substituídas em breve, uma tira de desgaste é exposta. Como é mais dura do que o material do qual as pastilhas são feitas, ela causa um som realmente irritante toda vez que você aplica os freios, especialmente quando você pressiona o pedal com força. Se você trocar as pastilhas, o problema deixará de existir.

Seu carro faz um barulho agudo quando você o liga e dirige.

A maioria das pessoas já ouviu falar de correias que fazem barulho agudo, mas muitos não têm idéia de que as polias nas quais esses cintos giram podem se desgastar, causando o mesmo ruído. Não é uma má idéia ter as polias substituídas ao mesmo tempo, considerando que a parte mais cara do trabalho é a mão de obra para chegar às correias.

Os limpadores de pára-brisa deixam marcas no vidro.

Seus limpadores são feitos de borracha, e essa borracha suporta todos os tipos de temperaturas extremas. Eventualmente, os limpadores secam e racham, etc. e já não limpam o vidro tão bem como deveriam, e por isso devem ser substituídos. Às vezes, a solução é apenas uma limpeza simples com uma toalha de microfibra, que remove o acúmulo de sujeira da borracha, eliminando as marcas no vidro.

Seu pneu está desgastando mais rápido no meio do pneu, em relação aos lados.

Se você encher demais os pneus, na verdade fará com que as bordas do pneu toquem a estrada com menos frequência, de modo que o desgaste é desigual. Isso não é bom, porque você está prejudicando o desempenho e desgastando seus pneus mais rápido do que se você seguisse as recomendações de calibragem do fabricante do veículo.

Seu carro está parado e você pode ouvir um leve assobio vindo do compartimento do motor.

Seu carro tem muitas mangueiras de vácuo, que são essenciais para o bom funcionamento do veículo. Como todas as mangueiras, elas podem se desgastar e rachar, ou podem até mesmo ser danificadas de alguma forma, o que resulta em assobio e, às vezes, em gasto excessivo de combustível.

De repente, você sente o cheiro de algo doce saindo pelas saídas de ar e não está perto de uma padaria.

O motor do seu carro normalmente não produz cheiros doces, mas quando isso acontece, é uma indicação de que o aditivo do radiador está fervendo. Se for esse o caso, o motor também está superaquecendo, e você precisa resolver esse problema imediatamente.

As RPMs do motor oscilam para cima e para baixo enquanto você viaja, pressionando o acelerador de forma consistente.

Isso é um problema que consiste em não chegar combustível suficiente aos cilindros. A fonte pode ser um entupimento no filtro de combustível ou nos injetores, ou talvez o tanque de gasolina esteja quase vazio.

A luz de pressão do óleo do motor acende enquanto você está dirigindo.

Se você vir esta luz acesa enquanto estiver dirigindo, pare e desligue o motor imediatamente, pois continuar a dirigir pode resultar em sérios danos ao motor. A perda de pressão pode ser tão simples quanto a falta de óleo no reservatório ou a bomba de óleo parar de funcionar. Em alguns casos raros, o medidor ou luz de advertência não está a funcionar corretamente.

A luz interna não acende quando você abre qualquer uma das portas.

A luz de cúpula é acionada por pequenos botões ou sensores nos batentes da porta, então há uma pequena chance de um botão ficar preso. Mas quando ao abrir qualquer uma das portas não acende a luz, a lâmpada precisa ser substituída, ou alguém ajustou a luz para não ligar quando as portas se abrirem.

A chave fica presa na fechadura das portas e do porta-malas.

Se você tem um carro que não vem com um controle remoto, o que é uma coisa rara hoje em dia, ou o seu controle remoto não está funcionando, você pode ter que usar a chave para destrancar e trancar as portas. Com o passar do tempo, a chave se desgastará ou poderá ficar danificada, portanto, você deve substituí-la se a lubrificação das travas com grafite não resolver o problema.

Você está viajando em um declive e o pedal do freio de repente não tem pressão.

Se você pisar nos freios continuamente enquanto estiver descendo uma estrada íngreme, como forma de manter a velocidade do carro sob controle, isso pode vaporizar o fluido nas linhas de freio. O freio de emergência ainda funcionará, mas você deve puxar apenas quando o carro parar. Use as diferentes configurações de marcha na transmissão para desacelerar seu veículo para que você possa fazer isso, e da próxima vez, use freio a motor para controlar sua velocidade, em vez de confiar apenas nos freios.

Cada vez que o ar condicionado liga, o fedor de vinagre enche a cabine do carro.

Quando liga o ar condicionado no carro, o ar frio gera condensação no sistema de ar condicionado. Se você usar o ar externo, essa condensação evapora, mas recircular constantemente o ar significa que o dreno para condensação pode entupir, permitindo que o bolor comece a crescer. Faça com que seu mecânico limpe o dreno e ande com o ar condicionado no externo com mais frequência.

Um som estridente vem de baixo do capô quando o carro faz curvas em velocidades mais baixas.

Verifique o reservatório da direção hidráulica para ver se o fluido está no nível adequado, o que poderá ser a causa. Se estiver, a bomba pode estar falhando ou a correia que a alimenta está desgastada e precisa ser substituída.

Os esguichos de água do pára-brisa param de funcionar, mas você ouve um motor ligado.

Se você ouvir o motor funcionando quando ligar os bicos, o problema pode ser que não há líquido de lavagem. Se o reservatório estiver cheio, insira uma agulha nos bicos dos esguichos para limpar qualquer sal, areia etc. que possa estar entupindo-os.

A ventoínha do motor continua funcionando depois que você desligou o carro.

A ventoínha do motor pode e irá funcionar independentemente, com base na temperatura do motor. Isso significa que se você ouvir o barulho depois de desligar o carro, o motor está tão quente que o ventilador precisa estar funcionando para evitar danos. Verifique o nível do radiador, uma vez que as coisas tenham esfriado, e reabasteça acima da linha do nível. O termostato pode estar falhando.

O volante treme quando você aperta os freios.

Com o passar do tempo, os discos do freio podem se desgastar de maneira desigual e isso causa vibrações. Pode começar lentamente, mas ao longo do tempo, torna-se mais pronunciado, a ponto de poder senti-lo através do volante. A solução é recondicionar os discos ou substituí-los.

Um ou mais pneus perdem constantemente a pressão do ar e precisam ser calibrados várias vezes por semana.

Você pode ter passado por cima de um prego ou algo muito afiado, causando danos que permitem que o ar vaze lentamente. Outras fontes comuns de vazamentos lentos são as hastes das válvulas usadas e os pneus montados incorretamente. Embora as mudanças de temperatura do ar possam fazer com que a pressão do pneu oscile, isso não causaria um vazamento contínuo e lento. Peça a uma loja de pneus qualificada que inspecione os pneus para localizar a origem desse problema.

Sobre Zoo

Nosso objetivo no Zoo.com é oferecer a você muito entretenimento nesta vida louca que todos vivemos.

Nós queremos que você olhe para dentro de si e explore coisas novas e interessantes sobre si mesmo! Nós queremos que você enxergue além e se encante com o mundo ao seu redor! Nós queremos que você ria com as memórias que te tornaram a pessoa que você é hoje. Nós queremos sonhar junto com você com tudo o que o futuro pode oferecer! Esperamos que nossos testes e artigos te inspirem a alcançar tudo isso!

A vida é um zoológico! Aceite-a de braços abertos em Zoo.com

Explore mais quizzes